Senador lê carta que pede paralisação da construção da Usina de Angra 3

FacebookTwitterGoogle+Share
Foto: TV Senado.

Foto: TV Senado.

Ontem (24/06) o Senador Cristovam Buarque (PDT-DF) utilizou a tribuna do Senado Federal para ler a Carta Aberta ao Sr. Joaquim Levy, assinada por várias organizações e pessoas e que recomenda ao ministro a paralisação da construção da Usina Nuclear de Angra 3.

Segundo a carta, que também foi entregue ao Secretário Executivo do Ministério de Minas e Energia, Luiz Eduardo Barata, em audiência no último dia 10/06, a paralisação acarretaria uma economia de bilhões de reais em gastos públicos justamente em um momento em que o governo brasileiro propõe e implementa medidas de ajuste fiscal na economia.

Além dos aspectos econômicos a carta aponta também as preocupações com a segurança, lembrando denúncia feita ainda em 2010 de que o projeto da usina não está adequado às normas de segurança que a Agência Internacional de Energia Atômica editou após acidentes ocorridos ainda em 1979.

Por fim, a carta lembra ao ministro Levy que uma das empresas detentoras do contrato de construção da Usina de Angra 3 está entrando em falência e com dificuldades de finalizar a construção de usinas nucleares na França e na Finlândia.

Confira a carta e o pronunciamento do Senador na íntegra.