Seminário: Benefícios, desafios e perspectivas da energia solar

Como parte de seus esforços em difundir os benefícios da energia solar fotovoltaica entre a sociedade, o Greenpeace realizará, em conjunto com a Câmara de Vereadores de São Paulo, um seminário sobre o assunto na próxima terça-feira, dia 12 de maio, intitulado “Benefícios, Desafios e Perspectivas da energia solar”. O seminário ocorrerá das 14h às 18h do mencionado dia, no Salão Nobre da Câmara e contará com a presença de representantes da academia, setor privado e empresários.

Confira a chamada completa, disponível no site do Greenpeace:

O Greenpeace tem o prazer de convidar para o seminário “Benefícios, desafios e perspectivas da energia solar” organizada pela Câmara dos Vereadores e com apoio da organização.

blog seminario energia solar

O Brasil tem um dos maiores potenciais para energia solar no mundo e, no entanto, ainda investe muito pouco na fonte. Além de ser uma energia limpa e renovável, a energia solar pode ser a solução para a crise elétrica que o País enfrenta e trazer benefícios econômicos e sociais, como a geração de empregos verdes.

Os convidados e moderadores debaterão junto ao público quais são os entraves ao desenvolvimento da energia solar no Brasil, os benefícios e as perspectivas futuras da fonte.

Contamos com a sua presença, inscreva-se: http://goo.gl/forms/tdCvnruKjf e confirme a presença no evento do Facebook.

Informações

12 de maio de 2015, terça-feira

Horário: 14h-18h

Local: Auditório Nobre do Palácio Anchieta (Câmara dos Vereadores)

Endereço: Viaduto Jacareí, 100 – Bela Vista – São Paulo, SP

Programação:

14h – Abertura

Jair Tatto, vereador (PT) e Sérgio Leitão, diretor de Políticas Públicas do Greenpeace

14h20 – Crise do setor, perspectivas de crescimento da demanda e o papel da geração distribuída no Brasil e na cidade de São Paulo

Roberto Zilles, doutor em Engenharia de Telecomunicações e professor associado ao IEE-USP 

15h – Mesa redonda: Os benefícios da geração distribuída ao país

Fernando Camargo, da LCA Consultores, apresentará o potencial para geração de empregos verdes e seu impacto na economia do Brasil. Além disso, Ricardo Baitelo, coordenador da campanha de Clima e Energia do Greenpeace, discutirá os benefícios ambientais da energia solar.

16h – Vídeo: Solar: energia que transforma vidas

16h10 – Mesa redonda: Microgeração no Brasil – o que precisa mudar?

Debate sobre os entraves para o desenvolvimento da energia solar no Brasil. Questões tributárias, financiamento e a resolução 482 da ANEEL serão apresentadas por Rodrigo Sauaia, diretor executivo da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR)

Gustavo Malagoli, diretor da Alsol, abordará experiências práticas, bons exemplos e a importância do papel do Município para a energia solar.

17h20 – Encerramento