Revolusolar leva energia solar para escola no Morro da Babilônia (RJ)

Foto: Arquivo Revolusolar.

O último dia 15 de dezembro de 2018 foi um dia histórico para a Revolusolar, organização de incentivo à utilização de energias renováveis no Morro da Babilônia (RJ).  Nesse dia, 12 painéis solares fotovoltaicos foram instalados no telhado da Escolinha Tia Percilia.

Foto: Arquivo Revolusolar.

Os painéis fotovoltaicos produzirão quase 6.000 kWh por ano, o que representa 65 % do consumo anual da escola em funcionamento normal de segunda a sexta, pela manhã e pela tarde. Portanto, a escola deixará de pagar cerca de R$ 5.000,00 por ano para a concessionária de energia local, pudendo investir esse dinheiro em outras atividades educativas e pedagógicas. O valor da economia ao longo do projeto foi calculado em R$ 125 mil.

Foto: Arquivo Revolusolar.

Tal economia será de grande ajuda uma vez que atualmente a escola atravessa grandes dificuldades financeiras devido à perda de apoios que garantiam seu funcionamento. Com esse projeto a Revolusolar, portanto, confere um grande apoio à Escolinha Tia Percilia, que é uma instituição importantíssima da comunidade de Babilônia, e promove a atração de novos apoios que lhe permitam atender até 180 crianças, como fazia no passado. Devido à falta de apoio hoje em dia atende apenas 30 crianças durante 2 dias da semana.

Além da Revolusolar um total de 10 instituições estiveram envolvidas nos processos de instalação das placas solares na escola e das atividades pedagógicas e artísticas com as crianças: Fundo Socioambiental CASA, Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal, Função Oak, SolarOn, Voltalia, Trinques Arquitetura, WEG Equipamentos Elétricos, Quarto Zero, Escolinha de Arte Urbana e Babilocine.

Foto: Arquivo Revolusolar.

Além disso, no evento de inauguração estiveram presentes também as empresas Solarize Treinamentos Profissionais e Insolar, que orientaram a Revolusolar no quanto ao melhor caminho para capacitar a comunidade local e por isso foram também peças importante do processo. Também esteve presente um representante da Organização das Cooperativas do Brasil – RJ, quem falou sobre valores, oportunidades e princípios do cooperativismo.

No dia da inauguração foram entregues mais de 100 brinquedos para as crianças da comunidade, graças a uma campanha de arrecadação de brinquedos realizada na empresa Voltalia, que encheu de sorrisos a criançada local e um buffet de um projeto parceiro, o Favela Orgânica, atingindo dessa forma a participação dos projetos que compartilham o espaço de coworking Espaço Jardim da Babilônia (Trinques ArquiteturaQuarto ZeroFavela Orgânica e Revolusolar). A festa foi encerrada com uma boa música da banda Voltis, dos parceiros da Voltalia.

Foto: Arquivo Revolusolar.

A energia é nossa!

Fonte: Revolusolar.