Oportunidade de apoio a projetos na área de sustentabilidade ambiental

Share

Fundo Socioambiental CASA lança seu 1º Edital, fruto da parceria com o Fundo Socioambiental da CAIXA

FORTALECIMENTO DE COMUNIDADES NA BUSCA PELA SUSTENTABILIDADE

O Fundo Socioambiental CASA lança o primeiro Edital – FORTALECIMENTO DE COMUNIDADES NA BUSCA PELA SUSTENTABILIDADE – no valor de R$1.500.000,00 (um milhão e quinhentos mil reais), fruto da parceria com o Fundo Socioambiental CAIXA. Este Edital visa promover o fortalecimento das organizações e movimentos de base (núcleos urbanos e rurais) do Brasil por meio do apoio a projetos comunitários de até R$ 30.000,00 cada, pelo período de 01 ano.

Essa parceria surgiu do interesse comum de ambas instituições de assegurar aos pequenos grupos de base por todo o território nacional o acesso a recursos financeiros para executar seus próprios projetos de melhoria de sua condição de vida junto à proteção e/ou recuperação dos lugares onde vivem.

Em 1987, o Relatório Brundtland da Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento usou pela primeira vez o conceito de “desenvolvimento sustentável. Conhecido como Nosso Futuro Comum, o relatório tem como premissa fundamental garantir a sobrevivência humana no planeta por todas as gerações vindouras.

“O desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades, significa possibilitar que as pessoas, agora e no futuro, atinjam um nível satisfatório de desenvolvimento social e econômico e de realização humana e cultural fazendo, ao mesmo tempo, um uso razoável dos recursos da terra e preservando as espécies e os habitats naturais”.

O crescente aumento populacional, a industrialização e a urbanização, ao se basearem em condições ambientais e sociais insustentáveis a longo prazo, têm levado a uma progressiva deterioração dos recursos naturais. O desmatamento das florestas, as alterações climáticas e o abuso permanente dos recursos hídricos são apenas alguns dos problemas ambientais gerados por este modelo de desenvolvimento que está levando ao limite a habilidade dos ecossistemas de continuarem sustentando a vida na Terra.

O desenvolvimento sustentável preconiza que a sociedade precisa passar por mudanças tanto políticas, quanto sociais e econômicas. Para o NOSSO FUTURO COMUM (1987) não basta o crescimento econômico, é também essencial gerar oportunidades de avanços, de transformação de forma equânime e integrando as dimensões sociais e ambientais viabilizando o desenvolvimento sustentável.

Acreditamos que essa parceria será de grande valia para o Brasil, por viabilizar a chegada de recursos aos grupos mais excluídos da nossa sociedade, e aos que mais tem a contribuir para o fortalecimento de uma sociedade mais justa e democrática.

Fundo Socioambiental CAIXA

O Fundo Socioambiental CAIXA (FSA CAIXA), lançado pela Caixa Econômica Federal em 2010 é um fundo constituído por recursos correspondentes a até 2% do lucro líquido da Empresa e que visa a apoiar financeiramente projetos de caráter social e ambiental, cujo objetivo é consolidar e ampliar a atuação da CAIXA no incentivo a ações que promovam o desenvolvimento sustentável.

O apoio do FSA CAIXA destina-se a ações socioambientais promotoras da cidadania, principalmente nas áreas de habitação de interesse social, saneamento ambiental, gestão ambiental, geração de trabalho e renda, saúde, educação, desportos, cultura, justiça, alimentação, desenvolvimento institucional, desenvolvimento rural, entre outras vinculadas ao desenvolvimento sustentável, com foco prioritário na população de baixa renda.

Fundo Socioambiental CASA

Criado em 2005, o Fundo Socioambiental CASA é uma organização sem fins lucrativos que tem o objetivo de mobilizar recursos no Brasil e no exterior para ampliar a atuação das organizações da sociedade civil que lidam com os desafios da sustentabilidade ambiental e social como parte dos processos de erradicação da pobreza, fortalecimento da democracia, promoção da justiça, da dignidade e da qualidade de vida no Brasil e América do Sul.

O Fundo Socioambiental CASA financia pequenos projetos de entidades socioambientais para ampliar sua capacidade de negociação e o desenvolvimento institucional. Assim, busca criar condições para que pessoas e grupos se fortaleçam e consigam melhores resultados nas suas ações, visando à sustentabilidade socioambiental no território sul-americano.

Acesse nos links abaixo o Edital e o formulário para apresentação do projeto:

Chamada Pública 01/2015 – FORTALECIMENTO DE COMUNIDADES NA BUSCA PELA SUSTENTABILIDADE

Formulário para Apresentação de Propostas em PDF

Formulário para Apresentação de Propostas em WORD

Notícia publicada originalmente  aqui.