Bons frutos do Fórum Social Temático sobre Energia

No FST realizado em Brasília no início de agosto de 2014 surgiram várias iniciativas e articulações animadoras, como o lançamento da Campanha Energia para a Vida e da Frente por uma Nova Política Energética para o  Brasil.

Mais um passo para avançar na realização de propostas nascidas durante o Fórum foi a realização, dia 19/12, do encontro de alguns membros da Frente com André Lima, Secretário do Meio Ambiente do governador eleito do DF, Rodrigo Rollemberg, e que nos acolheu com muita simpatia.

O encontro, realizado na sede da Comissão Brasileira Justiça e Paz, teve por objetivo analisar as possibilidades de realização das políticas definidas pelo governador eleito, em resposta às questões formuladas pelos participantes do FST aos candidatos ao governo do DF, em sessão no auditório da UNB durante o Fórum.  Rollemberg encaminhou suas respostas por escrito, expressando claramente sua adesão a várias propostas do FST.

No encontro com o Secretário do novo governo do DF, foram enfocadas as propostas de transformar Brasília em Cidade-Sol, pelo uso descentralizado intensivo da energia solar para atender às necessidades da capital. Foram levantadas as várias possibilidades e potencialidades dessa política pública, podendo transformar-se em marca distintiva do governo Rollemberg, com grande repercussão, pela exemplaridade, no resto do Brasil e na política energética nacional.

Nessa perspectiva, enfatizou-se a importância e necessidade da realização de ampla campanha de esclarecimento e informação aos cidadãos sobre as vantagens do uso da energia solar, para que a sociedade se torne parceira e apoiadora das iniciativas a serem tomadas.

Ficou definido para  o início de 2015 um novo encontro, dessa vez com o próprio governador, não na perspectiva de “cobrar” seus engajamentos, mas dialogar sobre a contribuição e as formas de participação dos movimentos e entidades da sociedade civil na viabilização e concretização de projetos de energias renováveis.

E quem sabe já teremos avançado na construção da proposta de tornar Brasília uma cidade-irmã de Freiburg, na Alemanha, que é a Cidade-Sol daquele país, apoiando-nos no acordo Brasil-Alemanha de 2008 focado em energias renováveis.

Chico Whitaker,  da Frente por uma Nova Política Energética para o Brasil.