Belo Monte: Depois da inundação

Share

 

belo-monte

A International Rivers anuncia o lançamento, em breve, do filme “Belo Monte: Depois da Inundação” dirigido pelo premiado cineasta Todd Southgate, em co-produção com Amazon Watch, Cultures of Resistance e a própria International Rivers.

Narrado pelo ator Marcos Palmeira, o documentário conta a história e as consequências de uma das hidrelétricas mais polêmicas do mundo.  Através de entrevistas com líderes indígenas, ativistas e moradores locais, “Belo Monte: Depois da Inundação” demonstra como esse megaprojeto, que custou mais de R$ 30 bilhões – na sua maior parte financiado com dinheiro público – deixou um legado de violações de direitos humanos e danos socioambientais que desestruturam meios de vida das comunidades locais do rio Xingu.

Ao mesmo tempo, o filme conta a história de lutas dos povos indígenas, movimentos sociais e seus aliados para cobrar justiça e a responsabilização pelos crimes cometidos em Belo Monte, e para evitar a repetição dos mesmos erros na bacia do Tapajós, onde o povo Munduruku e comunidades ribeirinhas têm defendido seus territórios e direitos, resistindo a grandes projetos destrutivos como a UHE São Luiz do Tapajós.

Ao longo dos últimos sete anos, Todd viajou diversas vezes à Amazônia para documentar conflitos em torno de Belo Monte e, mais recentemente, a resistência dos povos do Tapajós.  No início de março deste ano, ele retornou à região do Xingu, num momento em que a construção de Belo Monte estava sendo finalizada no meio de uma situação caótica de promessas descumpridas e escândalos de corrupção reveladas pela Operação Lava Jato.

No dia 05 de dezembro, haverá um evento de lançamento em Brasília, na véspera de um seminário no Congresso Nacional para debater problemas crônicos do atual modelo das hidrelétricas na Amazônia e a necessidade urgente de caminhos alternativos.  Em breve, serão anunciados outros eventos de lançamento do filme no Brasil e no exterior. Uma versão em inglês do documentário, narrada pelo premiado ator Peter Coyote, está sendo lançada simultaneamente em inglês, e versões legendadas em espanhol e francês serão divulgadas em breve!

No site do filme e no Facebook é possível assistir ao trailer do filme e acompanhar notícias sobre eventos de lançamento e outras notícias importantes.  Em breve, o filme será disponibilizado gratuitamente para download e em DVD, junto com um folheto informativo para facilitar a organização de eventos.